Quantas pessoas já abandonara um site porque a navegação era difícil ou lenta. Quantas outras já deixou de comprar um produto ou frequentar um estabelecimento por conta do mal atendimento. A importância da experiência do consumidor é muito impactante na vida das empresas.
Foco no consumidor
Nos dias atuais, vivemos a era da experiência. Isso quer dizer que a relação e a experiência que o consumidor tem com a marca tem a mesma importância que os produtos e serviços oferecidos pela mesma.
São inúmeras empresas que tentam impactar a vida dos consumidores e disputam entre si atenção, todos os dias, por meio de panfletos, TV, rede sociais, etc. Muitas vezes, o que é marcante para um cliente, não é o mesmo para outro. Além disso, é fundamente oferecer um atendimento qualificado e surpreendente. Lembre-se que o primeiro contato até o pós-venda deve encantar o cliente.
As marcas que se preocupam em oferecer experiências diferenciadas e personalizadas aos seus clientes e com toda jornada de compra do consumidor tendem a estar um passo à frente da concorrência.
Como tornar a experiência do consumidor incrível
Para as empresas que desejam obter sucesso, é fundamental focar na experiência do consumidor. Para isso, as marcam devem seguir 7 estratégias de customer experience (experiência de cliente) para ter resultados positivos:
- Utilize estratégias de marketing de conteúdo;
- Realize pesquisa de satisfação;
- Invista na mobilidade da sua empresa, principal nas soluções digitais;
- Mantenha uma equipe de atendimento e suporte treinada e qualificada;
- Implante a cultura de dados para monitorar as informações nos diversos canais de atendimento;
- Automatize os processos para garantir agilidade aos consumidores;
- Garanta a melhor experiência nas plataformas digitais.
Como planejar a melhor experiência do consumidor
O primeiro passo para sua empresa ser reconhecida por oferecer a melhor experiência do consumidor é ouvir seu cliente. É importante saber o que ele pensa atualmente sobre sua marca, que tipo de experiência ele tem.
Faça uma pesquisa de mercado com seus consumidores e identifique pontos forte e fracos da relação da empresa com seus consumidores. A partir daí, trace um plano de ação para tornar sua marca uma referência em experiência do consumidor.
As empresas precisam de tempo e dedicação para que os resultados apareçam. Mas é fundamental manter o foco no consumidor para proporcionar a melhor experiência para ele.