Os backlinks nada mais são do que links posicionados de maneira estratégica em um conteúdo. Este backlink, por sua vez, tem como objetivo levar o leitor até uma determinada página que possua conteúdo relevante ao que está lendo.

O principal objetivo dos backlinks é expandir o conhecimento do usuário, ao mesmo tempo em que aumenta o tráfego no site.

Os backlinks podem ser aplicados de diversas formas. Além disso, existem os backlinks internos e externos. Os internos ligam o leitor a suas próprias páginas com conteúdos que sejam condizentes com o anterior.

Isso faz com que o usuário permaneça em seu site e aumente seu tráfego. Por sua vez, os backlinks externos levam o leitor para páginas de outros sites e blogs. O tipo externo é comum quando o site não possui nenhum conteúdo relevante relacionado ao anterior.

Backlinks como indicador de popularidade

No passado, os backlinks eram a principal maneira de se ranquear um site na internet. Uma maneira de medir o nível de popularidade de seu site é verificando a quantidade de backlinks direcionados para o seu site.

Os motores de busca, principalmente o Google, levam muito em conta os backlinks na hora de ranquear um site.

Ter um bom número de backlinks de qualidade e com um alto grau de relevância faz com que sus página seja considerada mais importante. Páginas que não levam o leitor a outra tem uma chance muito menor de ficar bem ranqueada nos motores de busca.

Tipos de backlinks e suas aplicações

Existem diversos tipos de backlinks. Cada um deles possui particularidades e são utilizados de forma diferente. Conhecer os principais deles é extremamente importante para montar uma estratégia e melhorar o ranqueamento de seu blog. Confira alguns dois mais importantes tipos de backlinks:

Link Juice

Estes são links que trazem o leitor de outra página da internet para o seu blog. Com isto, seu site é beneficiado no ranqueamento dos motores de busca. O link Juice é muito utilizado para aperfeiçoar a autoridade de domínio.

Nofollow Links

De maneira geral, a tag “nofollow” é empregada para evitar que links nos comentários de determinado post sirva como backlink para outro blog. Os links com esta tag não possuem uma ligação total com o outro site.

Dofollow Links

Os Dofollow links funcionam da maneira inversa aos nofollow links. Estes possibilitam o acesso a todos os links adicionados no blog, funcionando como backlinks válidos.

Categories: Dicas